A Polaroid

A Polaroid foi criada em 1948 e o seu sucesso relaciona-se com o facto de podermos ter a fotografia em mãos imediatamente após esta ser tirada. A história desta máquina fotográfica já não é nova e são muitos os fãs do instantâneo que não dispensam a Polaroid.
Após uma conturbada ausência no mercado (a empresa anunciou falência em 2001), a Polaroid regressa aos mercados no presente ano de 2010. Penso que a sua estratégia deverá passar por apelar àqueles que sentiram a falta desta máquina – o consumidor nostálgico – e, por outro lado atrair um novo mercado de jovens consumidores. Assim, por ser já conhecido o funcionamento técnico da máquina, bem como as suas características, penso que o método analógico resultaria bem. Por um lado, para aqueles que já eram seguidores da Polaroid e que seriam abordados de maneira diferente após anos de experiência e conhecimento da máquina, por outro lado, o jovem consumidor que vive na era da fotografia digital seria agora seduzido por uma máquina que, tal como ele, “vive para captar o momento”.
Reflexão: distinguir métodos de criação publicitária – check lists e exploração analógica - e saber adequá-los a determinado produto tendo em conta as suas características e história é algo que me interessa.
A área do marketing parece-me particularmente atractiva quando observo as opções de carreira que o curso de Gestão me pode oferecer.
Realizei uma pesquisa acerca da Polaroid e do seu posicionamento no mercado, bem como da sua história.
Links: Polaroid; Polaroid Portugal; JPN
Sem comentários:
Enviar um comentário