Powered By Blogger

27 de março de 2010

TAC 3 - Caça ao Tesouro - RESUMO




Tesouro:

Acedendo à revista Journal of Business Ethics localize e faça o download do artigo da autoria de Neil Granitz e Dana Loewy, publicado em 2007. Após uma leitura (e releitura) atenta e reflectida, elabore um resumo das secções intituladas "Introduction" (pp. 293-294), "Background" (pp. 294-298) e "Results" (pp. 299-300) deste artigo e envie-o até 16 de Março pela plataforma de e-learning Campus on-line.


O meu exercício:


Introdução

Embora o uso da Internet tenha levado o ensino a progredir por um lado, por outro, acarretou a prática do plágio em grande volume, pelos estudantes.
Este artigo tem dois objectivos, o de determinar as justificações que os estudantes usam relativamente à prática do plágio e o de desenvolver recomendações para evitar esta mesma prática. Este estudo é importante por motivos relacionados com acções que permitam às faculdades reduzir o plágio. Por outro lado o comportamento não ético escolar pode conduzir à continuidade de prática não ética nos negócios e noutros campos como é o caso de downloads ilegais na Internet. Existem já vários estudos concernentes às determinantes que estão por detrás deste comportamento desonroso dos estudantes.


Background

A perspectiva histórica


O plágio é desprezado nos círculos académicos ocidentais tradicionais. Em versão impressa e na Internet, são muitas asdefinições de “batota” e instruções sobre como evitá-la. No entanto, estudos do fenómeno ainda estão por ser efectuados.

Na poética aristotélica, a cópia (mimesis) é uma qualidade do ser humanovista como veículo de bem-estar e aprendizagem.

Na Antiguidade, na Idade Média, e noRenascimento, as ideias dos outros foram usadas liberalmente.

No final do século 15 a introdução da impressão remodelou a ideia de autoria e a pirataria surgiu como um a ameaça, exigindo protecção.

Foram a persistência dos românticos na originalidade e inspiração ( percebida como inspiração divina) que moldaram a nossa percepção moderna de plágio como moralmente repreensível.

A especulação sobre o motivo de plágio Internet está a aumentar. A maioria das fontes argumentam que o plágio de estilo antigo necessitava de um certo grau de aptidão, e era relativamente fácil de detectar
Como oposição a isso, a Internet tornou o cybercheating tão simples como um clique do rato. “Atransgressão pode mostrar-se um desafio irresistível”. Embora diversos pesquisadores se tenham centrado na classificação do raciocínio utilizado pelos alunos para justificar os comportamentos de engano, nenhum trabalho foi realizado que focasse especificamente o plágio.


Results


Estudantes justificaram-se com as seis teorias éticas.mas a mais comum foi a deontologia com 41,8% dos inquiridos a referirem o raciocínio deontológico.


Correcção:

Introdução

Embora, por um lado o uso da Internet tenha levado o ensino a progredir, por outro, acarretou a prática do plágio em grande volume, pelos estudantes.
Este artigo tem dois objectivos, o de determinar as justificações que os estudantes usam relativamente à prática do plágio e o de desenvolver recomendações para evitar esta mesma prática. Este estudo é importante por motivos relacionados com acções que permitam às faculdades reduzir o plágio. Por outro lado o comportamento não ético escolar pode conduzir à continuidade de prática não ética nos negócios e noutros campos como é o caso de downloads ilegais na Internet. Existem já vários estudos concernentes às determinantes que estão por detrás deste comportamento desonroso dos estudantes.


Enquadramento conceptual

A perspectiva histórica


O plágio é desprezado nos círculos académicos ocidentais tradicionais. Em versão impressa e na Internet, são muitas asdefinições de “batota” e instruções sobre como evitá-la. No entanto, estudos do fenómeno ainda estão por ser efectuados.

Na poética aristotélica, a cópia (mimesis) é uma qualidade do ser humano vista como veículo de bem-estar e aprendizagem.

Na Antiguidade, na Idade Média, e no Renascimento, as ideias dos outros foram usadas de forma liberal.

No final do século 15 a introdução da impressão alterou a ideia de autoria e a pirataria surgiu como uma ameaça que exigia protecção.

Foram a persistência dos românticos na originalidade e inspiração ( percebida como inspiração divina) que moldaram a nossa percepção moderna de plágio como moralmente repreensível.

A especulação sobre o motivo de plágio Internet está a aumentar. A maioria argumentava que o plágio de estilo antigo necessitava de um certo grau de aptidão, e era relativamente fácil de detectar. Em oposição a isso, a Internet tornou o cybercheating tão simples como um clique do rato. “A transgressão pode mostrar-se um desafio irresistível”.
Embora diversos pesquisadores se tenham centrado na classificação do raciocínio utilizado pelos alunos para justificar os comportamentos de engano, nenhum trabalho foi realizado até ao momento que focasse especificamente o plágio.


Resultados

Estudantes justificaram-se com as seis teorias éticas.mas a mais comum foi a deontologia com 41,8% dos inquiridos a referirem o raciocínio deontológico.


Reflexão:

No dia 25 de Fevereiro a minha avó paterna morreu de Alzheimer, após um período avaliado pelos médicos de melhorias e estabilidade da doença. Assim, apenas tentei realizar este exercício sem qualquer motivação como se pode perceber pelo que foi entregue e acabei por obter um insuficiente, o que me abalou, pois costumo empenhar-me em todos os trabalhos e queria ter rtido pelo menos um suficiente.
Foi comentado na avaliação deste trabalho que plagiei e isso não aconteceu. Ainda que sem empenho, o que eu fiz foi seleccionar frases do texto, alterando-as eu própria, sendo que de facto concordo com o comentário que refere "pouco empenho" e, por outro lado, o resumo encontrava-se muito incomposto.


A minha nota: Insuficiente

Sem comentários:

Enviar um comentário