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18 de abril de 2010

Metáforas


Aproveito para fazer aqui uma relexão acerca da definição, importância e utilidade das metáforas.




As metáforas estão presentes no discurso do dia-a-dia, quando, por exemplo, utilizamos expressões como «perna da mesa», «céu da boca» e «maçãs do rosto» (metáforas mortas ou catacreses). Por outro lado, a metáfora marca presença no discurso técnico-científico; por exemplo, na área da economia: «bolsa de valores», «cabaz de acções», «nicho de mercado», «lucro líquido», etc.

Percebemos que estamos diante de uma metáfora começa quando ao fazermos uma leitura imediata nos deparamos com uma impertinência - ou se atribui a um referente algo que não lhe diz respeito ou se classifica o referente numa classe a que não pertence.

Na metáfora uma ou mais palavras são usadas fora do seu significado concreto para passarem a exprimir uma realidade abstracta e de outro domínio conceptual


O marketing faz frequentemente uso das metáforas. O nome das empresas e dos produtos, os símbolos e logotipos, os anúncios e as campanhas estão repletos de mensagens metafóricas.

Na verdade, o que fica gravado na nossa mente não é o sentido literal da estória, mas o sentido figurado e metafórico captado pelo nosso inconsciente.


A metáfora induz a um processo natural de mudança. Ao contrário de uma ordem ou sugestão directa de mudança, a metáfora permite à pessoa conscientemente parada, perceber, inconscientemente, outras alternativas que não visualizada anteriormente.

Link: metáforas na organização









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