Powered By Blogger

26 de abril de 2010

TAC 5 - Estilística e Jargão



O texto de preparação para esta aula, a aula de "Estilística e Jargão" foi uma crónica de Pedro Mexia - "Torto". Este texto fez com que me ambientasse perante a noção de jargão e permitiu-me fazer a distinção entre o jargão e

Neste trabalho era pedido aos alunos para clarificar e simplificar três textos, o primeiro emitido por um banco, o segundo por uma Câmara Municipal e o último por uma companhia de fornecimento de água. Os três textos apresentam um tipo de linguagem formal que poderá apresentar-se como um obstáculo à sua compreensão por aqueles que o lêem, logo é necessário “descodificá-los”.

O meu exercício:

Texto I


O credor reserva-se a faculdade, de a todo o tempo e independentemente de qualquer regime especial aplicável, capitalizar juros remuneratórios correspondentes a um período não inferior a três meses (…)
(Banco)

(fonte: documento da Blackboard - Exercício TAC: Estilística e Jargão)

Simplificação do texto: O banco tem a possibilidade de sempre que os juros calculados ultrapassem os três meses (presume-se não pagos) adicionar o respectivo montante à divida.



Texto II


Os resíduos, que nunca deverão ser líquidos ou liquefeitos, devem ser colocados no contentor em boas condições de estanquicidade.
(Câmara Municipal)

(fonte: documento da Blackboard - Exercício TAC: Estilística e Jargão)


Simplificação do texto: Não se podem colocar resíduos em estado líquido no contentor e todos os outros deverão estar bem isolados.



Texto III


Estimado(a) cliente: Informamos que o contador colocado nesse local necessita de ser substituído por Manutenção Preventiva (Regulamento de Controlo Meteorológico).
(Companhia de Fornecimento de Água)

(fonte: documento da Blackboard - Exercício TAC: Estilística e Jargão)

Simplificação do texto: Estimado(a) cliente: Informamos que o contador colocado nesse local deverá ser substituído para revisão.


Reflexão:

Por meio deste exercício concluí que o jargão pode servir de obstáculo à comunicação e que por este motivo é necessário adequá-lo às diferentes situações. Outra conclusão que retirei é que o jargão é importante no contexto empresarial e organizacional - os membros da organização devem poder comunicar sem que o jargão impossibilite a compreensão daquilo que é dito.

O jargão compreende palavras e expressões próprias de determinados grupos como grupos profissionais. O jargão pode dificultar a compreensão e resultar em falta de clareza.

É necessário que as entidades e organizações ajustem o seu discurso e modo de comunicarem de forma eficiente com o público-alvo a que se destinam.


Por outro lado, obtive um Muito Bom neste exercício que, até agora, foi a minha nota mais elevada e que me satisfaz muito pela minha vontade e persistência em chegar ao Muito Bom.



A minha avaliação: MUITO BOM

Sem comentários:

Enviar um comentário